Cristal

Outro dia numa conversa informal com amigos surgiu a dúvida sobre o cristal. O que tem de especial numa taça de cristal e uma taça de vidro comum?

Não consegui responder na hora mais já sabia que o segredo estava na receita no momento de confecção do vidro. Então fui para o google(rsrsrs…) e encontrei uma matéria da Super Interessante.

Nesta matéria, Oscar Peitl Filho, que é professor de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos, afirma que a diferença está nos elementos químicos que compõem essa estrutura.

Também é necessário fazer a diferenciação entre o chamado vidro cristal que é o material utilizado para a fabricação de lustres, taças e copos mais refinados e o cristal propriamente dito que é aquele tipo de mineral encontrado na natureza que abrange tanto o diamante quanto o quartzo.

“O vidro cristal e o vidro comum têm uma estrutura molecular de desenho praticamente idêntico: a diferença está nos elementos químicos que compõem essa estrutura”

De acordo com Oscar Peitl Filho, o vidro comum, que é conhecido no meio dos vidreiros como vidro de cal-soda ou soda-cal, é feito de areia (sílica), soda (óxido de sódio), cal (óxido de cálcio) e óxido de alumínio.

vidro soprado
Vidro Soprado

Já na composição do vidro cristal entram apenas a sílica e o óxido do chumbo, substância que dá mais brilho e maior peso ao produto.

fonte: Super Interessante